Aprenda como polir alianças de ouro e de prata em casa.

Com o passar do tempo as alianças que não recebem cuidados adequados de higienização começam a escurecer e perder o brilho, não é verdade?

Por este motivo, iremos te ensinar como polir alianças de ouro e de prata em casa. Afinal, todos sabemos que é muito difícil evitar que as alianças fiquem sujas e riscadas, pois por serem objetos de uso diário oxidam simplesmente a partir do contato com o suor e produtos químicos.

Logo, é importante ressaltar que riscos mais profundos na aliança poderão ser removidos somente com polimento profissional em joalherias, já que o ourives deverá desgastar a peça até eliminar a imperfeição conseguindo assim uma superfície uniforme. Mas cuidado: essa ação não deverá ser realizada com muita frequência, caso contrário a aliança afinará com o passar dos anos.

Dica de compra: o modelo de aliança Diadema que aparece na imagem desse artigo, está disponível para venda em nossa loja.

Limpeza da aliança com pasta de dente

Imagem mostra pasta dental sobre a escova

Pode parecer estranho, mas a pasta de dente é eficiente na higienização da aliança! E por ser um produto abrasivo, a pasta de dente não somente limpa o anel como também remove riscos superficiais.

Existem duas formas principais de polir a aliança com pasta de dente:

  1. Aplique a pasta de dente sobre a palma da mão seca. Depois esfregue a superfície da aliança diversas vezes. Conforme você friccionar o anel sobre a palma da mão com a pasta dental, perceberá que a pasta ficará escura, isso por sua vez, demonstra que a sujeira estará sendo removida.
  2. Realize o polimento da aliança de ouro ou de prata com o uso de um algodão seco e creme dental. De forma similar ao primeiro método, esfregue o algodão por alguns minutos até eliminar toda a sujeira.

Borracha escolar

A borracha escolar pode ser usada para “apagar” manchas ou sujeira das alianças. Para isso, esfregue a borracha sobre a superfície da aliança por algum tempo, esta ação devolverá gradativamente o brilho para o anel de ouro ou prata.

Se a borracha for branca, será possível perceber com clareza de que forma a sujeira contida na aliança passa para a borracha durante o processo.

A borracha escolar é eficiente para clarear alianças de prata, as quais costumam escurecer rapidamente por causa do contato com o ácido úrico produzido pelo nosso organismo e também do enxofre presente no ar e em diversos produtos químicos.

Flanelinha Mágica

Não é mágica, esse tipo de flanela possui uma substância levemente abrasiva capaz de lustrar e remover riscos superficiais das alianças de ouro e de prata. Assim, friccione a flanela mágica diversas vezes sobre a joia para tirar todas as manchas e sujeiras.

A flanela é uma excelente escolha sobretudo para alianças lisas, visto que seria difícil a mesma limpar com perfeição gravuras na superfície do anel. Assim, é importante estar atento ao método de polimento caseiro, escolhendo o melhor para cada tipo de joia.

Batom

Alianças escurecidas podem ser renovadas com batom? Muita gente não sabe, mas o batom pode mesmo resgatar o brilho do anel.

Primeiro cubra do a superfície externa e interna da aliança esfregando bastante com o batom. Para isso você pode usar uma flanela, papel higiênico ou algodão. Depois remova todo o batom aplicando um pouco de pressão até ficar sem nenhum resquício. 

O resultado é que o batom recupera o brilho do anel. Mas atenção, novamente se a aliança tiver gravuras ou relevos, pode ser difícil remover todo o batom, assim você deverá optar por outra forma de polimento.  

Polimento das alianças de ouro e de prata com Brasso

O Brasso é uma dentre várias opções de produtos químicos indicados para limpeza de ouro e prata.

O polidor líquido Brasso pode ser comprado em supermercados ou lojas virtuais.

Para polir alianças com o Brasso utilize um pano seco e macio. Então despeje um pouco do produto no pano e limpe a aliança por cerca de 30 segundos, logo você notará que a sujeira passará do anel para o pano. Em seguida, use a parte seca do pano para esfregar a aliança aplicando um pouco de força até dar brilho.

Limpa prata Monzi

Trata-se de um produto eficiente no polimento de alianças de prata

Mas antes, será necessário remover as sujeiras com detergente neutro e escova de dentes. Depois de secar a aliança, coloque-a em um recipiente de plástico e cubra com o produto. Deixe de molho por 10 segundos movendo a joia submersa e retire-a para lavar novamente, finalmente seque a aliança.

Mas nunca use Monzi em alianças de prata com acabamento envelhecido ou com pedras leitosas.

Cuidados com substâncias

Alguns sites argumentam que não se pode nem lavar as mãos usando as alianças, pois o sabão deixa a aliança opaca com o tempo. Mas quem consegue tirar as alianças todas as vezes que precisar lavar as mãos?

Logo, alguns cuidados são realmente úteis, enquanto que outros são exagerados, pois ninguém quer viver em função de preservar as alianças da forma como veio da fábrica, não é mesmo? Além disso, de tempos em tempos podemos recorrer ao polimento profissional em uma joalheria.

No entanto, é importante que você saiba que o alto teor de cloro encontrados em piscinas pode tornar o ouro quebradiço. O mercúrio é outra substância destrutiva para o ouro.

Cuidados com máquinas e ferramentas

Vale a pena dizer que manipular maquinários com alianças pode ser perigoso, pois o mesmo pode enganchar de alguma forma nas partes mecânicas móveis e causar acidentes. Muitas empresas tem normas de segurança que impedem o uso de brincos e anéis por parte dos funcionários em áreas operacionais.

O uso de algumas ferramentas pesadas também pode riscar ou amassar as alianças de ouro e de prata, pois esses metais são maleáveis, ou seja, deformam com certa facilidade.

Atenção especial com as alianças que contem diamantes e pérolas

Imagem com modelo de aliança 6 diamantes

Diamantes, com pedras similares aos do modelo Sorocaba acima, podem ser higienizados com o uso de uma escova de dentes ou pano que não solte fiapos. Caso prefira, você poderá usar um secador de cabelo para auxiliar no processo de secagem da aliança.

Já as pérolas, as quais são itens de origem animal produzidas por alguns tipos de moluscos, devem ser limpas com panos macios levemente úmidos com água filtrada ou ainda panos secos. 

Como polir alianças de ouro e de prata em casa? Agora você já sabe!

No artigo você aprendeu 6 formas de polir suas alianças sem sair de casa, além de ler sobre cuidados essenciais que deve ter com sua aliança a fim de conservá-la brilhando em bom estado por mais tempo. 

Qualquer um dos produtos escolhidos: pasta de dente, borracha escolar, flanela mágica, batom, Brasso ou Monzi, deverá ser aplicado segundo as instruções da postagem. Lembre-se ainda que ao usar qualquer uma das técnicas apresentadas ao longo do texto, você nunca deverá negligenciar o polimento da parte interna da aliança.

Afinal, sua aliança de casamento tem significado e por isso deve receber cuidados adequados. Sabemos que todo objeto que recebe uma manutenção apropriada é mantido próximo de suas condições originais por muito mais tempo.

O que achou desse post? Você está precisando polir alianças de ouro ou de prata? Ela ainda permanece bonita, limpa e com brilho? Aproveite e compartilhe esses conhecimentos com seus amigos nas redes sociais! Afinal, uma boa dica sempre pode ser útil para alguém.

Artigos Relacionados

Como comprar alianças de casamento diferentes? Escolher um modelo de aliança de casamento diferente atribui criatividade e originalidade ao casal, mas é importante manter o bom censo durante a comp...
O que é ouro branco? Entenda de que forma ele é di... Sabemos que o ouro encontrado na natureza é amarelo, então de onde vem o ouro branco? Na verdade, o ouro puro e naturalmente amarelo é bastante maleáv...
Qual é o significado da aliança de casamento? Todos sabem que uma aliança de casamento tradicional é um anel de ouro usado no dedo anelar da mão esquerda, mas o que esse objeto significa? Podem...
Receba novidades e promoções.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *