Aliança de Casamento: Significado.

imagem mostra alianças de casamento

Qual o significado de Aliança de Casamento?


Todos sabem que uma aliança de casamento tradicional é um anel de ouro usado no dedo anelar da mão esquerda, mas o que esse objeto significa?

Podemos entender a palavra “aliança” como um concerto baseado em votos que não devem ser quebrados.

Assim, o homem que usa uma aliança de casamento está demonstrando a todos que assumiu compromisso de amor e fidelidade em união com sua mulher para a vida inteira. O que torna a aliança de casamento um símbolo importante no matrimônio e um selo desse pacto entre marido e mulher.

A seguir vamos falar um pouco mais sobre a origem da aliança de casamento, ao mesmo tempo em que também esclareceremos algumas curiosidades interessantes sobre esse objeto tão popular.


Por que a aliança tem formato circular?

Há cerca de 3000 anos a.C. os egípcios já usavam anéis confeccionados em couro ou tecido como aliança matrimonial. Eles consideravam que o formato circular do anel representava o amor eterno ou o amor sem fim. Isso porque o círculo não possui um ponto inicial ou um ponto final em toda sua circunferência.

Assim povos Egípcios, Romanos e Gregos, dentre outros, utilizavam alianças de casamento desde a antiguidade. Esse objeto que simbolizava o compromisso entre marido e mulher também foi adotado por cristãos e judeus, sendo amplamente utilizado até os dias de hoje.


Por que se usa aliança de casamento no dedo anelar esquerdo?

Uma das principais explicações revela que os antigos acreditavam existir uma veia específica no corpo humano que ligava o dedo anelar esquerdo ao coração, essa veia era chamada de “veia do amor”.

Por conta disso, os gregos produziam alianças de casamento em ferro imantado para serem usadas no dedo anelar esquerdo, com o objetivo de que os cônjuges permanecessem sempre atraídos um pelo outro e amando um ao outro.

Em nossos tempos também mantemos tradições como usar alianças produzidas em ouro e viajar em lua de mel depois do casamento.

Sobre o ouro podemos dizer que é um tipo de metal precioso com grandes vantagens, tais como: não enferrujar e não causar alergias, além de ser um material bonito e reluzente para anéis. Ainda podemos dizer que o ouro não perde o seu valor com o tempo, assim como o casamento.

Já a lua de mel é um passeio particular para o casal, quando podem se conhecer melhor em uma viagem romântica.


A aliança de casamento tem o mesmo significado para todo mundo?

O significado da aliança de casamento pode mudar de pessoa para pessoa de acordo com suas próprias crenças e cultura. No entanto, alguns valores relacionados a ela são comuns a diversos povos, como: amor, comprometimento, fidelidade e união.

Refletindo um pouco mais sobre o assunto, podemos compreender que uma aliança não tem emendas, da mesma forma, o casamento não deve sofrer ruptura, mas permanecer firme nas alegrias e nas tristezas da vida até que a morte separe o casal.

Assim, comprar lindas alianças e usá-las após o casamento é muito bom, mas é importante também viver no dia a dia os valores que elas representam.


Você já conhecia esses simbolismos? Conseguiu compreender melhor o porquê da tradição? Deixe seu comentário e conte-nos o que a aliança de casamento significa para você!


 

Artigos Relacionados

Polimento de Alianças de Ouro e de Prata em casa. Como polir Alianças de Ouro e de Prata em casa? Aprenda nesse post. Com o passar do tempo as alianças que não recebem cuidados adequados de...
Como fazer um pedido de casamento em grande estilo... Pedido de casamento em grande estilo Dos mais românticos aos mais tradicionais, dos mais bem humorados aos mais tímidos. O que não falta é ...
Compre Alianças pela internet: 04 Dicas. Economize e compre Alianças pela Internet: Veja este post! Em pleno século 21 pode-se comprar praticamente tudo por meio de Lojas Virtuais ...

Autor: Loja Amo Alianças

A Loja Virtual Amo Alianças oferece aos seus clientes diversos modelos de anéis produzidos em ouro 18k com atendimento personalizado e os menores preços do mercado.

2 comentários em “Aliança de Casamento: Significado.”

  1. A alinhanca e muito significante pra um casal no momento estou sem condição de compra logo que estiver com condições comprarei

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *